PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Assista às Triple Talks! Dias 7, 13 e 20 abril

A presidência Portuguesa do Conselho da UE representa uma oportunidade para envolver os jovens na defesa de decisões políticas responsáveis e para a cidadania global promotora de uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo.

Nesse sentido, o projeto Tripe Europe Game reforça esta vontade através de numa estratégia de gamificação assente em trabalhadores de juventude e multiplicadores da Eurodesk Portugal.

Uma das primeiras ações a implementar serão as Triple Europe Talks, onde ao longo de três conversas se irá olhar para um mundo gradualmente afetado por crises ambientais, económicas, sociais e políticas, em que os espaços de participação democrática, de diversidade e de liberdade se encontram ameaçados.

Enquanto técnicos/as de juventude, educadores/as e multiplicadores/as ou cidadãos/ãs poderão assistir a estas conversas e ficar a saber:

· Como contribuir para uma consciencialização e compreensão crítica da realidade,

· Como abordar estas questões aos jovens,

· Qual o papel dos jovens e quais os seus desafios.

Quais as temáticas, datas e convidados das Triple Europe Talks?

· Sustentabilidade | 7 abril | 11h00

Convidado: Pedro Cruz (IMVF)

A primeira conversa pretende, com uma visão holística, interdependente e crítica, abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030 e a Alterações climáticas, à luz dos desafios e interdependências globais e da necessidade de uma cidadania global e solidária.

Serão colocadas em causa questões como “O que já foi feito, qual a situação portuguesa e quais os desafios nesta presidência?”

· Cidadania Global | 13 abril | 11h00

Convidada: Rita Leote (Plataforma Portuguesa ONGD)

Nesta conversa pretende-se despertar para uma visão global com vista à justiça social e ao bem comum, assente nos direitos humanos, na cidadania e no papel da sociedade civil, das organizações e dos cidadãos, nos países europeus e nos países parceiros.

Estarão na mesa questões como “Quais as prioridades da Sociedade Civil em Portugal para a Presidência? Qual o papel e espaço da Sociedade Civil na defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania e da Democracia?”

· Desafios Globais | 20 abril | 11h00

Convidadas: Catarina António (FEC) e Mónica Silva (IMVF)

Nesta Conversa abordaremos a questão das interdependências mundiais, a relação União Europeia – Africa e a de Portugal e os PALOP, tendo como quadro geral o papel das políticas Europeias e da sua coerência face aos desafios globais.

Colocar-se-ão questões como “Que Europa face às interdependências globais e na relação UE – Africa? Qual o papel das políticas Europeias e a sua coerência face aos desafios globais?”

Inscreva-se aqui*!

Até ao dia útil anterior de cada conversa e tenha acesso ao link para a plataforma Zoom.

Saiba mais sobre o projeto #TripleEuropeGame.

Este evento é produzido com o cofinanciamento da União Europeia.

Os seus conteúdos são da exclusiva responsabilidade da ONGD Rosto Solidário e não refletem necessariamente as posições da União Europeia.

Subscreva a nossa newsletter