O Festival Old Rabka’s Charm decorreu na cidade de Rabka-Zdrój, nas montanhas da Polónia, e recriou a atmosfera das décadas de 1920 e 1930 através de um jogo de interpretação de papéis ao vivo, organizado pela Associação Europe4Youth com o apoio de 25 voluntários internacionais.
A Rosto Solidário apoiou a preparação e o envio da voluntária portuguesa Beatriz Sousa, que integrou esta experiência única, contribuindo para a dinamização cultural e para a promoção da cidadania ativa além-fronteiras.
Durante o voluntariado, os participantes receberam formação, desenvolveram e participaram no jogo de interpretação de papéis ao vivo, criando personagens e enredos cativantes. A formação abordou aspetos como empoderamento corporal e vocal, desenvolvimento pessoal, trabalho cultural com jovens, design de figurinos e proporcionou ainda uma viagem etnográfica pelo sul da Polónia, para conhecer melhor a história da região de Rabka no século XX.
Este projeto promoveu a valorização do património cultural, fortaleceu o sentido de comunidade e destacou Rabka-Zdrój como destino cultural e de lazer.
Aqui fica o testemunho da Beatriz:
“Revejo as fotos no meu telemóvel com um sorriso estampado no rosto. O Old Rabka’s Charm foi o meu primeiro projeto de voluntariado do ESC e, ainda em Portugal, estava um pouco ansiosa sobre como iria ser esta experiência rodeada de pessoas que até então desconhecia. A verdade é que esta preocupação não me valeu de nada porque não podia ter pedido por uma experiência melhor. Em poucos dias, desconhecidos tornaram-se amigos e amigos tornaram-se família. Todo o programa foi entusiasmante e divertido, desde as lições sobre o passado de Rabka e da Polónia, passando pelos jogos de interpretação de papéis ao vivo, até aos dois grandes dias do festival. Foi um prazer conhecer a Polónia, os voluntários e o festival. Espero um dia poder voltar e reviver tudo outra vez!”
Este projeto foi possível graças ao Corpo Europeu de Solidariedade, que continua a criar oportunidades para que os jovens vivam experiências transformadoras, desenvolvam competências e contribuam para comunidades mais justas e sustentáveis.
Queres saber mais sobre oportunidades de voluntariado internacional?
Espreita aqui!




