No âmbito do Parcerias Locais, de 20 a 24 de maio, foram realizadas várias sessões de workshops no Colégio de Lamas.
Durante esta semana, turmas do 1.º ao 12.º ano participaram em atividades sobre os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente, os relacionados com o da Prosperidade, um dos 5 eixos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotado na 70.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Estas atividades foram dinamizadas por trabalhadores e voluntários da Rosto Solidário e tiveram o objetivo de promover:
– A compreensão sobre as injustiças que resultam da distribuição desigual da riqueza e do poder;
– O desenvolvimento do pensamento crítico;
– O respeito pela dignidade humana bem como a noção de justiça;
– O desenvolvimento da compreensão do P de Prosperidade, da agenda 2030;
Mas, e afinal, o que é a prosperidade?
No contexto dos ODS, o P de Prosperidade está associado aos objetivos económicos e em garantir que todas as pessoas possam ter uma vida próspera e de plena realização pessoal e que o progresso económico, social e tecnológico se faça em harmonia com a natureza. Significa criar condições para um crescimento económico sustentável e inclusivo, que permita a redução das desigualdades.
Jogos e dinâmicas como “A Luta pela Riqueza e pelo Poder“, levaram-os a levantar muitas questões, entre as quais:
– Que direitos (humanos) acham que estão em causa quando algumas pessoas têm muito mais do que outras?
– O que podemos fazer, tanto individualmente como em grupo, para ajudar as pessoas a terem melhores condições de vida e condições de prosperar?
Os professores do Colégio de Lamas afirmaram que “Inspirados e desafiados pelos propósitos humanistas dos ODS da Organização das Nações Unidas, os nossos alunos refletiram na importância da realização pessoal e social, no bem-estar integral e na autêntica felicidade e prosperidade”.
Relembramos que Parcerias Locais: Reforço dos municípios e atores locais na Educação para o desenvolvimento, é implementado pela Rosto Solidário e a FEC – Fundação Fé e Cooperação e é cofinanciado por Camões, I.P.