O projeto EuropEdges, financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+, foi finalizado com uma conferência internacional de jovens intitulada “Youth Voice”.
A conferência foi organizada em Bucareste, na Roménia, no Marshal Garden Hotel, e reuniu 103 participantes – professores, estudantes, profissionais do campo socioeducativo, terapeutas, representantes de autoridades públicas.
Do número total de participantes, 55 eram estudantes do ensino secundário e universitário.
A conferência começou com um diálogo sobre a saúde mental dos jovens, o envolvimento cívico e a ligação entre os dois. Este diálogo foi moderado por dois jovens voluntários da Fundação IKAROS para a Juventude Ativa e teve como especialistas convidados um professor de arte, um representante da Associação de Estudantes da Faculdade de Filosofia, um especialista em políticas públicas, um psicoterapeuta e um psiquiatra.
Além disso, todo o evento foi traduzido em língua gestual, uma vez que alguns dos participantes eram estudantes com necessidades auditivas especiais.
Recordamos que o projeto EuropEdges tem como objetivo capacitar jovens para desenvolverem competências sociais e cívicas e reforçar o seu envolvimento na sociedade europeia.