A dança como ponte para o desenvolvimento pessoal e intercultural
De 25 a 30 de maio, realizou-se em Iași, Roménia, a formação internacional “Expandir a Caixa da Perceção: O Poder da Dança”.
Entre movimentos, emoções e conexões profundas, trabalhadores juvenis de sete países europeus participaram numa experiência transformadora, que teve como base a dança enquanto ferramenta de desenvolvimento pessoal, conexão intercultural e expansão da perceção individual e coletiva.
Inspirada na teoria da “Caixa da Perceção”, desenvolvida por Elizabeth Koch, esta formação propôs uma viagem sensorial e imaginativa à perceção do corpo e da realidade.
A “caixa” é entendida como uma metáfora da experiência subjetiva de cada pessoa — composta por pensamentos, crenças, memórias e sonhos — moldando a forma como vemos o mundo.
Expandir essa caixa é abrir caminho para mais empatia, consciência e compreensão.
Ao longo da semana, o corpo foi o tradutor das paisagens interiores, num diálogo contínuo com o espaço, os materiais, a imaginação e os outros participantes. Os exercícios de movimento, dança e criação coletiva criaram um terreno fértil para a escuta, o encontro e a partilha entre culturas.
Objetivos principais da formação:
- Maior consciência dos filtros de perceção
Compreender como referências culturais, crenças e experiências pessoais influenciam a perceção da realidade. - Maior flexibilidade corporal e mental
Desenvolver empatia, adaptabilidade e pensamento criativo através da exploração do movimento. - Conexões autênticas além-fronteiras
Promover o encontro intercultural e a partilha significativa entre pessoas de diferentes contextos.
Através da linguagem universal da dança, os participantes ultrapassaram barreiras linguísticas e culturais, aproximando-se de si próprios e dos outros — expandindo não só os seus limites, mas também a sua própria Caixa da Perceção.
Mais do que uma experiência individual, esta formação teve como objetivo multiplicar impacto: as ferramentas e metodologias exploradas serão agora adaptadas e aplicadas com o público jovem nos diferentes países de origem dos participantes.