No dia 14 de novembro, terminou o curso “Uso de Jogos para a Transformação Social”, promovido pela Rosto Solidário, no âmbito do projeto Parcerias Locais para a EDCG, que contou com a participação de 12 pessoas comprometidas com a busca por ferramentas inovadoras capazes de promover mudanças sociais significativas.
Durante as semanas de formação, os participantes exploraram abordagens práticas e teóricas sobre a aplicação de jogos como instrumentos de transformação, mergulhando em dinâmicas que estimularam o pensamento crítico, a criatividade e a troca de experiências.
Micael Sousa, responsável pelos módulos de game design, destacou no seu testemunho a relevância da compreensão dos elementos fundamentais do design de jogos, que são essenciais para envolver os jogadores e, consequentemente, transmitir as mensagens sociais de forma eficaz, tal como era objetivo do curso.
Segundo este formador, o processo criativo durante o curso foi bastante positivo, uma vez que havia diversidade de participantes, nomeadamente os que tinham muita experiência e os que não tinham tanta assim. Todos puderam experimentar novas propostas que, no futuro, servirão como ferramentas para novas criações com propósito da transformação social. Ainda ressaltou o potencial dos jogos como ferramentas de transformação social, pois os utilizadores dos jogos são agentes ativos, reforçando a sua autonomia e o grau de impacto através do “fazer”.
Além disso, Vanessa Marcos, formadora nos módulos “Educação Formal, Não Formal e Informal” e “Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global”, sublinhou o caráter profundamente reflexivo das sessões que facilitou. Segundo esta formadora, o curso foi marcado por diálogos críticos, aprendizagem participativa e responsabilidade coletiva. A mobilização de saberes e vivências, a problematização de conceitos e a prática reflexiva proporcionaram aos participantes um espaço de experimentação conjunta, com o objetivo de desenvolver ações conscientes e críticas. Enfatizou, ainda, que o curso ofereceu um terreno fértil para imaginar e projetar possibilidades de transformação pessoal e social, em resposta aos desafios locais e globais contemporâneos.
O curso também contou com a contribuição de elementos da Alpces – Associação Ludopedagógica Cultural e Social, responsável pelas sessões de experimentação de jogos e pela testagem dos protótipos desenvolvidos pelos participantes. Essas atividades proporcionaram uma vivência prática intensa, consolidando a aprendizagem e permitindo ajustes e melhorias no uso de jogos enquanto ferramentas pedagógicas.
Os participantes relataram o impacto positivo do curso em diversos aspetos, destacando o profissionalismo dos formadores, a troca de ideias e experiências e a oportunidade de discutir perspetivas diversas sobre o uso de jogos em diferentes contextos. Para muitos, a convivência em grupo foi enriquecedora, pois permitiu o contacto com realidades distintas e a construção coletiva de novos saberes. A diversidade de dinâmicas aplicadas foi apontada como um dos grandes destaques da formação, ajudando a demonstrar como os jogos podem ser utilizados de maneira inovadora em contextos educativos e sociais.
O encerramento do curso consolidou a iniciativa como um espaço de inovação e aprendizagem, reafirmando o compromisso da Rosto Solidário em promover práticas educativas transformadoras. O programa não apenas ampliou as competências dos participantes, mas também reforçou a capacidade de cada um contribuir de maneira crítica e relevante para uma sociedade mais justa e inclusiva.