No 1º ano do projeto Escola InterGlobal, em Santa Maria da Feira, realizaram-se 4 Oficinas Participativas em turmas do 1º, 2º e 3º ciclo, com o objetivo de identificar as temáticas interglobais que os alunos gostariam de explorar num futuro próximo:
- Igualdade de Oportunidades
- Alterações Climáticas
- Interculturalidade
- Meio Ambiente
Em seguida, formaram-se 2 Comunidades de Prática, que reúnem professores de diferentes níveis de ensino. Desde março, estas Comunidades têm vindo a:
- Analisar, selecionar e adaptar recursos relacionados com as temáticas interglobais escolhidas nas Oficinas Participativas;
- Criar um roteiro de atividades para desenvolver com as turmas do 1º, 2º e 3º ciclos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026.
Este projeto, iniciado em setembro de 2024 e com conclusão prevista para dezembro de 2026, é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e resulta de uma parceria estratégica entre a Fundação Gonçalo da Silveira e a Rosto Solidário.
O principal objetivo do Escola InterGlobal é desenvolver, disseminar e implementar recursos didático-pedagógicos adaptados a diversos níveis de ensino, promovendo uma compreensão mais profunda das interdependências globais e incentivando uma cidadania ativa e consciente entre os alunos. Através deste projeto, espera-se fortalecer a colaboração entre escolas, organizações da sociedade civil e outros agentes educativos, ampliando as competências pedagógicas no contexto da Educação para o Desenvolvimento.
Juntos, estamos a construir um futuro mais consciente e comprometido com a transformação social!
Mais informações aqui.












