ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Testemunho E-Crafts – Recicle, recrie!

 

Paula Rodrigues, foi uma das participantes dos workshops do E-Crafts, integrante assídua das sessões de madeira, viu nesses workshops um incentivo para colocar um projeto pessoal em prática: transformar sua casa em um alojamento local. 

A grande questão é: qual a ligação entre um workshop de madeira e a transformação de uma residência, ou parte dela em um alojamento local?
A resposta é simples: os móveis!
Sim, foi a partir dos workshops de madeira que a Paula aprimorou as suas técnicas para colocar em prática o restauro e reaproveitamento dos móveis antigos que tinha em sua casa, para serem usados no seu futuro alojamento com uma cara nova e lavada. 

A Paula esteve desde sempre ligada à mobília, trabalhando na parte administrativa de uma empresa de móveis. Foi a partir deste emprego que o seu interesse por transformar e dar uma nova vida aos objetos se intensificou.  Por isso, nem numa fase da vida em que se encontrava desempregada deixou de querer saber mais sobre esta área, participando nos workshops da Rosto Solidário de recuperação de madeira e móveis.

Para além das madeiras, a Paula diz que sempre se interessou muito por trabalhos manuais e “quase tudo que é artesanato”.
Autodidata, já realizava há alguns anos trabalhos em cortiças, que diz ser um material muito útil e vai muito além do que a maioria se restringe a conhecer, as rolhas de garrafas de vinho.
 

Foi através da junção do material com o qual já trabalhava, a cortiça, e do material que passou a explorar depois dos workshops, a madeira, que tem vindo a criar os móveis para o alojamento local, dando-lhes uma assinatura exclusiva e pessoal nesta arte.

A Paula, realça que os workshops no âmbito do projeto E-Crafts não serviram apenas para incentivá-la a aplicar as técnicas de restauro e renovação dos móveis para o seu alojamento local, mas foram também a força propulsora que lhe fez criar um tema: poder proporcionar às pessoas um aconchego. 

A Paula pretende dar continuidade no restauro de móveis mesmo depois de implementar seu projeto de alojamento local.
Este é um trabalho que tem feito ao lado do seu marido e vê nessa dinâmica uma forma de ocupar o tempo mais tarde e também de onde pode-se tirar um rendimento extra.
 

Acrescendo  a todos os fatores positivos que já foram levantados, a Paula salienta que os workshops têm impacto em outras questões. Nomeadamente, a ambiental. O “reciclar móveis, o aproveitar, o reaproveitar, o dar uma nova vida, ajuda a não deitar os móveis fora”. O conhecimento transmitido é valioso (…)  “o saber no sentido prático é muito mais fácil de chegar a pessoas na minha idade do que falar de informática, computadores e tecnologias”.  Caso seja usado profissionalmente, este proporciona também uma melhor qualidade de vida, seja por poder gerir o próprio horário de trabalho, por trazer realização pessoal do que se fez aumentando a autoestima, ou em termos monetários, que segunda ela “sempre dá uns trocos” que podem ser usados para gastos pessoais sem interferirem no orçamento familiar. 

Desejamos muito sucesso no novo empreendimento da Paula e, que tal como ela, os workshops do E-Crafts possam incentivar muitos outros novos empreendimentos pessoais por aí! 

Subscreva a nossa newsletter