ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Shaping Life pretende melhorar qualidade de vida de adultos

Nos passados dias 26 e 27 de Setembro, o consórcio de parceiros do projeto Shaping life reuniu-se em Valladolid, nas instalações da ASPAYM, dando início à primeira reunião deste projeto.

O projeto “Shaping Life: Innovative pathways for a healthy lifestyle in adult education, financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus +, envolve 4 parceiros de diferentes países europeus: GAMMA INSTITUTE e DOXAMUS (Roménia), ASPAYM Castilla y Leon (Espanha), Rosto Solidário (Portugal) e CEIPES (Itália).

O seu principal objetivo é educar adultos de diferentes origens socioeconómicas e culturais, de forma alcançarem competências de vida psicológicas para desenvolver e implementar um estilo de vida saudável, mesmo em condições difíceis (como foi o exemplo do contexto pandémico e período pós-crise).

Este objetivo principal será alcançado através de:

  • Aumentar o nível de bem-estar através do desenvolvimento de um estilo de vida saudável (em cerca de 900 adultos de 5 países europeus)
  • Uso de uma metodologia inovadora de envolvimento ativo, aprendizagem entre pares, e grupos de apoio de adultos de diferentes origens, em 5 tópicos desafiantes: ansiedade, depressão, burnout, carreira e parentalidade.
  • Capacitar educadores de adultos a implementar de um estilo de vida saudável (45 educadores)

Para alcançar estes objetivos, o consórcio desenvolverá ferramentas como, o Manual de Educador de Adultos “Shaping Life” e o Programa de Intervenção “Shaping Life”, ambos tendo em vista potenciar um estilo de vida mais saudável.

A reunião foi realizada graças a uma agenda clara, o coordenador, GAMMA, apresentou uma visão geral sobre o projeto e os procedimentos administrativos e de gestão. CEIPES mostrou aos parceiros as tarefas relacionadas com a atividade de divulgação e ASPAYM as relacionadas com a Qualidade e garantia.

Depois disso, GAMMA e ASPAYM apresentaram e planearam as atividades para começar com os dois resultados do projeto.
Os parceiros foram muito colaborativos e apoiaram-se mutuamente na partilha de ideias e boas práticas a serem introduzidas.

No segundo dia, o coordenador GAMMA liderou o workshop relacionado com a definição dos tópicos que estão na base dos principais resultados do projeto.

Cada parceiro analisou o tema que lhe foi atribuído e fez um brainstorming com os outros.
A atividade foi tão útil e também os parceiros definiram já o primeiro passo em que o manual se baseará, e os 1000 exercícios serão desenvolvidos.

A próxima reunião será em Portugal. Até lá, saiba mais sobre o projeto Shaping life na sua página e siga as páginas do Facebook e do Instagram.

Foto: Parceiro CEIPES.

 

Subscreva a nossa newsletter