PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

RIGHTS – Respect is the goal, hate speech threatens sport integrity

RIGHTS

Estado: em curso
Início: janeiro 2021
Conclusão: dezembro 2022

Locais: Espanha, Portugal, França, Grécia, Bulgária, Sérvia, Turquia e Itália
Promovido por:
Unione Sportiva Maria Ausiliatrice Associazione Dilettantistica

Parceiros:
Rosto Solidário, Portugal
Kyttaro Enallaktikon Anazitiseon Neaon Kean, Grécia
Amateur Sport Leagues, Bulgária
Udruzenje Navijaca Gentlemen, Sérvia
Hacettepe Universitesi, Turquia
Universita Ca Foscari Venezia, Itália

Entidade Financiadora: Erasmus+

O projeto RIGHTS desenvolve recursos educativos abertos, um conjunto de ferramentas com contra narrativas e campanhas de sensibilização para combater o “discurso de ódio” no desporto, tanto “online como onlife“, e contribui para a prioridade E+ “Combater a violência e combater o racismo, a discriminação e a intolerância no desporto“.

O desporto, muitas vezes é considerado o espelho da sociedade. É um apelo constante para enfrentar os seus desafios, particularmente neste período histórico em que os complexos desportivos são palco de publicidade, extremismo racista e político, ódio e discriminação, lugares de radicalização e comportamentos violentos.

O discurso do ódio opõe-se aos valores positivos do desporto: respeito/ tolerância, integridade, compreensão mútua, fair play e amizade, mas ele existe. É considerado pior nas ligas inferiores e pode aumentar se os jovens, pais, atletas e adeptos não forem educados para o respeito a partir do nível de base.

Combater o discurso do ódio significa adotar uma comunicação verbal e não verbal entre as pessoas baseada no respeito mútuo, apesar das diferentes origens (étnicas, religiosas, sexuais, políticas, etc.).

Há uma necessidade urgente de melhorar as competências interculturais no desporto, de desenvolver as capacidades dos treinadores, gestores desportivos, líderes dos adeptos para contrariar a onda de ofensas no clube e nos meios de comunicação social, e de aumentar a sensibilização.

O projeto RIGHTS adota a Comunicação Intercultural e Intercultural como receita principal para combater o discurso do ódio, para educar para respeitar e promover a integridade no desporto garantindo a sua própria dignidade a todos.

Este projeto fornece aos alvos: um quadro de conhecimentos sobre Discurso de Ódio a nível popular e amador, tanto nos clubes como nos meios de comunicação social; recursos educativos e materiais pedagógicos para melhorar a comunicação intercultural; kits de ferramentas de campanhas de sensibilização, incluindo um pacote de banda desenhada, desenhos animados, vídeos e um formato para organizar eventos desportivos de sensibilização intercultural.

Todos os resultados são testados com participantes selecionados e melhorados com base nos impactos produzidos, antes de serem divulgados e explorados.

Objetivos

  • Incentivar a adoção de uma comunicação verbal e não verbal entre as pessoas baseada no respeito mútuo.
  • Melhorar as competências interculturais no desporto

 

  • Desenvolver as capacidades dos treinadores, gestores desportivos, líderes dos adeptos para contrariar a onda de ofensas e aumentar a sensibilização.

Galeria

Subscreva a nossa newsletter