ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Residência Artística E-Crafts

 

De 22 a 26 de Novembro, o LTTA – Learning Teaching and Training Activities do projecto E-Crafts teve lugar, sob a forma de Residência Artística, na bonita cidade do Porto, em Portugal.

Foi um momento chave para o projeto, que combinou aspetos ambientais, culturais e sociais nas oficinas de Upcycling.
Um dos principais valores acrescentados foi o intercâmbio rico e simultâneo entre os artesãos e artesãs de Espanha, Portugal e Itália, que tiveram a oportunidade de conhecer e partilhar os seus conhecimentos, ideias e formas de se expressarem durante 5 dias.

Num contexto multicultural, os participantes aprenderam novas técnicas de upcycling e envolveram-se, não só a nível prático, mas também a nível teórico. Nomeadamente, durante a formação, existiram momentos dedicados a 4 sessões temáticas específicas sobre: cuidados ambientais, inclusão, património cultural e pedagogia.

Em cada um dos dias foram organizados 4 workshops, facilitados pelos artesãos e artesãs que desenvolveram uma técnica específica de upcycling, a fim de transmitir os conhecimentos aos presentes e de testar a sua viabilidade. Os ateliers foram subdivididos em função do material utilizado e realizados simultaneamente: desde as técnicas de costura à mão e à máquina, até ao tratamento da madeira com técnicas lacquè e decapè; desde o corte do vidro até à modelagem do plástico; desde a corte da cortiça até à utilização da técnica da macramé.

Criatividade e habilidade manual, arte e cultura, cuidado do ambiente e troca de conhecimentos para adquirir novas competências, compuseram esta Residência Artística. Aqui alguns dos materiais que utilizamos e desperdiçamos todos os dias encontraram nova vida graças à habilidade dos artesãos presentes e à organização do evento.

A Rosto Solidário orgulha-se não só por este evento ter sido um sucesso, mas também por ter sido um momento de inspiração para futuras atividades do projeto.

Para saber mais sobre o projeto aceda às páginas Facebook, Instagram e LinkedIn

Subscreva a nossa newsletter