I-TALES
Estado: em curso
Início: 01 de setembro de 2019
Conclusão: 31 de agosto de 2021
Locais: Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Bulgária, Lituânia
Promovido por: Associazione Culturale Progetto Musica Valeria Martina, Itália
Parceiros:
Fondation Art and Culture Sevlievo, Bulgária;
Europe for Diversity Culture and Coexistence, Grécia;
Alytaus muzikos mokykla, Lituânia;
CCIF Cyprus, Chipre;
Asociación Cultural Medioambiental Permacultura Cantabria, Espanha;
Rosto Solidário, Portugal.
Entidade Financiadora: Erasmus+
O Projeto “Integration Through Arts Learning to Enhance Society” (I-TALES) desenvolve-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada à Educação de Adultos. Os projetos financiados por esta ação visam a cooperação para a inovação, desenvolvimento e partilha de práticas inovadoras em educação e formação de jovens, entre os países participantes, neste caso 7 países europeus: Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Bulgária e Lituânia.
Trata-se de um Projeto coordenado pela Associazione Culturale Progetto Musica Valeria Martina, de Massafra, Itália. As necessidades identificadas previamente e que são abordadas pelo I-Tales são:
– Urgência de construir uma comunidade coesa baseada no respeito mútuo, colaboração, diálogo, valorização da diversidade cultural;
– Urgência da educação para a história e para o pensamento crítico.
Ao longo da execução do Projeto cada parceiro trabalhará com um grupo heterógeneo de 25/30 pessoas, composto principalmente por migrantes de países Europeus e não Europeus, que precisem de melhorar a comunicação, responsabilidade, atitude positiva, competências interpessoais e pensamento crítico em relação a informações, que cada vez mais são manipuladas pelos chamados formadores de opinião e redes sociais. Pretende-se envolver também membros da comunidade em geral, para que todos possam desenvolver valores, atitudes e comportamentos favoráveis ao diálogo, não-violência e à valorização da diversidade.
Grande parte das atividades do Projeto I-TALES têm como base “The Arrival”, um romance que conta a história da jornada de uma família para a “terra de ouro”. Através de laboratórios experimentais e participativos os participantes exploram a história da família passo a passo, desde a partida até a chegada ao novo país. Desta forma, outras “TALES” serão narradas pelos migrantes participantes do Projeto e também por outros participantes que procurarão histórias antigas de migração de seu território para outros países.
Os laboratórios contam também com mobilidades combinadas, que consistem na conjugação de atividades virtuais (por meio de ferramentas web) e atividades presenciais, para fazer música, arte de rua, teatro, entre outros, que serão apresentados nas mobilidades físicas. Será realizada uma mobilidade física de 6 dias em todos os países parceiros, onde além dos laboratórios serão promovidos eventos abertos à comunidade.
O modelo subjacente à metodologia do Projeto é a “abordagem das artes pela comunidade”. Fazer arte em contextos comunitários é uma atividade social: envolve partilhar, colaborar e construir relações com outras pessoas. Os participantes estarão envolvidos numa série de atividades artísticas ligadas ao romance “The Arrival”, que será usado como núcleo de atividades de longo prazo e mobilidade mista. Outras atividades (apoio linguístico, apoio à mediação intercultural, apoio social) serão realizadas em colaboração com vários stakeholders.
Objetivos
Promover uma interação duradoura entre comunidades locais e pessoas / grupos de diferentes origens, focando-se na igual dignidade de culturas, aceitação mútua, partilha em e diálogo aberto;
Desenvolver o pensamento crítico e criativo e novos padrões de comportamento para combater a intolerância e a discriminação;
Divulgar o uso de métodos criativos na educação de adultos e consciencializar os educadores da sua importância na construção do diálogo intercultural.