O projeto “Mulheres e Vida” tem como foco o empoderamento da mulher angolana nas dioceses de Luanda, Viana e Caxito, promovendo o fortalecimento individual e comunitário através da capacitação e da criação de redes de partilha e replicação de conhecimento.
A primeira formação deste projeto decorreu de 30 de maio a 1 de junho, na Diocese de Caxito, reunindo 30 mulheres provenientes das três dioceses.
Durante os três dias, vivenciaram-se momentos intensos de partilha, escuta ativa, reflexão crítica e crescimento pessoal.
As atividades práticas, as dinâmicas e a análise de casos reais promoveram muito envolvimento e motivação.
Foram trabalhados temas como o empreendedorismo e empoderamento feminino.
Esta formação representa o primeiro passo num percurso que pretende transformar as participantes em multiplicadoras de impacto, capazes de replicar os conteúdos aprendidos nas suas comunidades, através da dinamização de 10 grupos locais de ação comunitária.
As mulheres formadas expressaram um claro compromisso com a replicação local dos conhecimentos adquiridos, levando esperança, ferramentas e inspiração às suas comunidades, uma metodologia participativa que visa garantir a sustentabilidade e multiplicação do impacto.
O sucesso deste arranque só foi possível graças à colaboração entre diversos parceiros estratégicos:
- Cáritas de Angola, incansável na implementação no terreno
- Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, financiador
- Cáritas Portuguesa e Saúde em Português, parceiros essenciais na dimensão técnica e de apoio
- Instituições locais e comunidades envolvidas na mobilização e acompanhamento
No início da formação, a Rosto Solidário teve também oportunidade de marcar presença numa conferência de imprensa de apresentação oficial do projeto, nas instalações da Direção Geral da Cáritas de Angola, parceira implementadora do projeto no terreno.
Esta sessão contou com a presença de diversas entidades parceiras e institucionais, incluindo D. António Bengui, Bispo e Presidente da Cáritas de Angola, Rodrigo Subtil, representante da entidade financiadora Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, bem como organizações parceiras INEFOP, BFA – Área de Responsabilidade Social e membros da direção nacional e diocesana da Cáritas.
A Rosto Solidário orgulha-se de coordenar esta caminhada e reforça o seu compromisso com o empoderamento feminino e o desenvolvimento humano em Angola.
Juntas, somos mais fortes!










