Património cultural e sustentabilidade

O compromisso com a transformação social e a construção de uma sociedade mais sustentável volta a reunir os parceiros na segunda reunião do Re-crafts, realizada em Cabo Verde.

Com foco na preservação do património cultural, no turismo sustentável e na reciclagem criativa, o Re-crafts promove a integração de artesãos dos países envolvidos, fortalecendo o intercâmbio de saberes e valorizando a produção artesanal.

Todos os parceiros partilham os desafios encontrados e as metas definidas para o período de implementação do projeto.

Este encontro conta com representantes das organizações parceiras de Portugal, Espanha, Moçambique, Angola e Cabo Verde, país anfitrião, e beneficia do financiamento do Programa Erasmus+ da União Europeia.

O que é o projeto Re-Crafts?

O Re-Crafts – Fortalecimento da Educação Profissional para promover empreendedores de Artesanato e Upcycling na cadeia do Turismo Cultural e Verde é uma iniciativa intercontinental que visa revitalizar o artesanato local e promover práticas sustentáveis através da educação profissional e do fortalecimento de empreendimentos culturais e turísticos baseados na reciclagem e na valorização do património cultural.

O projeto aposta na formação profissional de qualidade, na criação e consolidação de negócios sustentáveis e na promoção da empregabilidade e do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento comunitário sustentável e a preservação das tradições locais.

Resultados esperados

  • Criação de um Modelo de Cadeia de Valor que envolva artesãos locais, empreendedores e o setor turístico;
  • Desenvolvimento de um Referencial de Formação Profissional que sistematize técnicas e metodologias de artesanato e empreendedorismo aplicáveis às realidades dos territórios participantes.

Este projeto tem como parceiros a Rosto Solidário (Portugal), FEDESPAB (Portugal), Cáritas de Angola (Angola), Cáritas Moçambicana (Moçambique), Espaço Jovem (Cabo Verde) e ASPAYM (Espanha) e é financiado por  Erasmus +.

Mais informação sobre o projeto aqui.

Fotos: Cáritas Angola

Subscreva a nossa newsletter