ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Novo projeto – Living Rivers

Nos dias 7 e 8 de Abril de 2022, o consórcio do projeto LIVING RIVERS, co-financiado pelo Programa Erasmus+, reuniu-se pela primeira vez para começar a discutir a primeira etapa das atividades de implementação.

O consórcio do projeto reúne organizações sediadas em três países diferentes e localizadas na parte sul da Europa: Rosto Solidário (Portugal), Rede Inducar (Portugal), Fundación ASPAYM Castilla y León (Espanha) e CEIPES – Centro Internazionale per la Promozione dell’Educazione e lo Sviluppo (Itália).

Estas organizações trabalharão de forma cooperativa para alcançar os principais objetivos do projeto, que estão relacionados com a capacitação dos cidadãos e comunidades através da sua participação em atividades de proteção ambiental.

LIVING RIVERS é uma Parceria de Cooperação em Educação de Adultos (KA220) que visa fornecer resultados inovadores de alta qualidade no campo da educação ambiental. O projeto concentra-se assim, na conceção e implementação de atividades pedagógicas de adultos de forma a estarem mais atentos aos rios, à natureza e biodiversidade que os rodeia, graças à metodologia inovadora baseada na gamificação.

Serão produzidos três resultados intelectuais que contribuirão para a educação de adultos, ao mesmo tempo que os farão desfrutar de experiências naturais:

I-App para desfrutar, aprender e proteger o rio: Esta aplicação móvel ajudará os utilizadores a explorar áreas próximas de rios de uma forma lúdica e educativa;
II-“Ambiente e participação” – Kit de ferramentas educativas: O kit de ferramentas reunirá um quadro conceptual sobre rios, gestão da água e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que estão contidos na Agenda 2030; um jogo de tabuleiro que segue a estrutura de escape rooms, em que a solução está relacionada com as metodologias para salvar rios e água; um conjunto de quatro escape rooms que serão realizadas em contextos naturais e perto de rios; um ciclo de workshops sobre os tópicos abordados pelo projeto.
III- “Rios para todos – Plataforma Web participativa”: A plataforma proporcionará aos cidadãos a oportunidade de criar uma comunidade em linha que tome medidas para proteger os rios e o ambiente.

O projeto está também a abordar a acessibilidade, incluindo pessoas com menos oportunidades, a fim de desenvolver e partilhar conhecimentos e competências sobre sustentabilidade a adultos que não receberam informação e educação suficientes sobre os tópicos abordados pelo projeto durante a sua fase de estudos.
A conceção das atividades do projeto, tendo em conta a necessidade de acessibilidade, permitirá incluir todos os cidadãos (pessoas com deficiência, migrantes, pessoas com menos oportunidades), bem como capacitá-los.

Durante a reunião, os parceiros do consórcio planearam as primeiras atividades para a implementação do projeto, programando e coordenando as suas ações de modo a alcançar a eficácia e o impacto dos resultados esperados, bem como envolvendo as partes interessadas locais que já estão a tomar conta da proteção dos recursos hídricos locais.

Para saber mais sobre o projeto, por favor visite as suas contas sociais: Facebook, Instagram e LinkedIN!

 

Subscreva a nossa newsletter