O projeto “ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização” arrancou já no final do ano passado e irá decorrer até 2023. Este é um projeto em que Rosto Solidário participa em conjunto com a parceria de outras sete Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD): AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, Associação Par – Respostas Sociais, Fundação Cidade de Lisboa, FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, IMVF – Instituto Marquês de Valle-Flôr, Mundo a Sorrir e com a coordenação pela ADRA Portugal.
Este projeto nasceu do trabalho contínuo que estas organizações realizam em Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) e da análise e debate promovido pelo Grupo de Trabalho de EDCG da Plataforma Portuguesa das ONGD sobre o estado do setor, quer a nível nacional, como internacional.
Assim, face à constatação da necessidade de um maior envolvimento da população portuguesa nas questões que dizem respeito ao Desenvolvimento e Cidadania, a parceria procura criar espaços de apropriação da EDCG por parte de todos os atores do desenvolvimento.
Este projeto foca-se em seis temas-chave da EDCG: i) Desenvolvimento; ii) Interdependências e Globalização; iii) Pobreza e Desigualdades; iv) Justiça Social; v) Cidadania Global; e vi) Paz, tornando-os mais acessíveis e atuais, aumentando, assim, a visibilidade, conhecimento e reconhecimento do setor.
O projeto, que conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., teve início em outubro de 2021 e terá uma duração total prevista de 24 meses, durante os quais serão desenvolvidas atividades que permitam reforçar o conhecimento sobre os temas chave da EDCG criando, a partir destes, ferramentas de disseminação e sensibilização, com uma linguagem simples, acessível e apelativa às várias camadas da população.
Informação de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.