A reunião de lançamento foi um momento em que todos os parceiros (Itália, Espanha, Portugal e Grécia) puderam explicar e demonstrar os seus próprios conhecimentos. A reunião contemplou a apresentação, um workshop e uma sessão de aprendizagem, onde o coordenador ASPAYM explicou de uma forma clara as atividades, responsabilidades e deadlines do projeto.
D3PO é um projeto apoiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+, no âmbito da Acão-chave 2 – Parcerias de cooperação na educação de adultos.
O projeto D3PO visa criar um processo de aprendizagem inclusivo baseado na mecânica de jogos através de puzzles feitos em impressoras 3D.
Utilizar a mecânica tradicional de desenvolvimento cognitivo (puzzles) com uma abordagem moderna baseada na narrativa (como escape rooms), que podem ser distribuídos ao público em geral de uma forma económica e segura (impressão em 3D) e que permitem a aquisição de competências tais como trabalho de equipa, criatividade ou pensamento lateral, extremamente útil no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que promove a inclusão, a tolerância e o valor do indivíduo como um pilar fundamental da sociedade do futuro.
Este projeto começou em Fevereiro de 2022 e o consórcio terminará a sua implementação no final de Fevereiro de 2024.
A partir deste objetivo principal há vários objetivos e produtos específicos a desenvolver durante a implementação do projeto:
IO1 – FERRAMENTAS PUZZLES 3D – A conceção de uma coleção de puzzles impressos em 3D e de um manual profissional onde o leitor pode aprender a montar o puzzle, a resolvê-lo e a juntá-lo de novo.
IO2 – METODOLOGIA DE PUZZLES IMPRESSOS 3D APLICADOS A BEM-ESTAR FÍSICO/PSICOLÓGICO – Uma nova metodologia para ajudar as pessoas a desenvolverem competências transversais em equipas e/ou melhorar o seu bem-estar físico/psicológico com base em puzzles impressos em 3D com narrativa.
Nos próximos meses os parceiros procurarão um conceito para 1-2 puzzles a serem desenvolvidos, num total de 10 no final. Decidirão também que tipo de narrativa os puzzles poderão ter, e identificarão o grupo-alvo que estará envolvido na fase de implementação e teste dos meses seguintes.
A próxima Atividade de Ensino de Formação de Aprendizagem foi definida, e será realizada em Palermo (Itália), nas instalações do CEIPES, em Julho. Durante esta formação, os participantes de todo o consórcio irão aprender sobre a produção, graças à experiência no campo da modelação tridimensional do parceiro CETEM.
Para mais informações consulte a página do projeto, continue a acompanhar-nos nos meios de comunicação que serão em breve criados.