No final do mês de Julho, a Rosto Solidário realizou uma formação sobre Jogos para a Defesa do Meio Ambiente, destinada todas as pessoas com interesse pela causa dos rios e ambiental.
Estas iniciativas e ferramentas lúdicas disponibilizadas pelo projeto Living Rivers, pretendem potenciar cada vez mais pessoas a serem cidadãos conscientes e ativos na proteção ambiental.
Os feedbacks dos 14 participantes foram bastante positivos.
Partilharam que com estes jogos e dinâmicas obtiveram mais conhecimento e consciência acerca da vida dos rios e da forma como os devemos viver. Destacam a experiência da utilização do jogo de tabuleiro e o jogo Escape room para ajudar a promover atitudes ecológicas e de consumo mais conscientes, bem como de encorajamento à proteção ambiental.
Sónia Abrantes, professora, inscreveu-se nesta formação da Rosto Solidário porque leciona estas áreas e costuma dinamizar este tipo de atividades. Gostou particularmente da atividade do jogo Escape room, porque trabalha os conceitos do ciclo da água.
Segundo ela, é um conteúdo pertinente e é trabalhado de uma forma muito apelativa, ótimo para crianças a partir do 5º ano e mesmo até, para todas as pessoas adultas.
O Tiago, da associação Ludonautas, já conhecia a Rosto Solidário de outras formações e atividades em que participou e achou o tema muito interessante de ser trabalhado, pois os rios são muito importantes para o nosso sistema ecológico. Depois do workshop de gestão e ciclo da água partilha connosco “(…) Fiquei a conhecer as diferentes perspetivas dos vários atores da sociedade (empresas, governo, cidadãos, etc.), aprendi alguns conceitos novos e refleti como as atitudes mais simples têm um impacto tão grande no nosso sistema ecológico (…).”
Também Sara Trindade, outra participante da formação, comentou sobre o escape room com a temática da Pressão Urbana “(…) Foi a primeira vez que participei num escape room e a experiência não podia ter sido melhor. Os desafios estão muito bem pensados, com um nível de complexidade estimulante e sentido de humor à mistura. A dinâmica da equipa correu muito bem. Algumas pessoas tinham muita experiência nestes desafios, conduzindo a dinâmica e suplantando a inexperiência dos restantes membros (…).
Acrescenta ainda que “(…) A dinâmica tem muitas camadas, potenciando a promoção da consciência ambiental dos/as participantes: desperdício e consumo consciente e responsável, ecossistemas e impacto de atividades humanas nos territórios, preservação de espécies autocnones, impacto de espécies invasoras, sustentabilidade, saúde pública, etc. Para além disso, esta é uma ótima atividade para realizar ao ar livre e para promover team building, longe dos ecrãs.”
Conheça os testemunhos em vídeo aqui!