No passado dia 11 de julho, realizou-se uma formação para docentes do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, em Sta. Maria da Feira, sobre o tema Metodologias ativas e participativas.
Esta ação de curta duração, implementada no âmbito do projeto Parcerias Locais, contou com a participação de 21 docentes e foi administrada por Sara Borges e Sandra Machado, da organização Fundação Gonçalo da Silveira.
Teve como principais objetivos refletir sobre o papel da ED/ECG nos processos educativos e a sua ligação ao Ciclo da Aprendizagem Experiencial, bem como conhecer e aprofundar metodologias ativas e participativas utilizadas neste tipo de processos.
Foram abordados os conteúdos Ciclo da Aprendizagem Experiencial; os pólos dialéticos do ciclo; a espiral da aprendizagem experiencial; aprendizagens significativas; metodologias ativas e participativas (o que é e exemplos).
Recordamos que o projeto Parcerias Locais para a EDCG: Reforçar o Papel dos Municípios e de outros atores locais na implementação da ENED, visa reforçar o papel dos municípios e de outros atores locais na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. É um projeto implementado pela Rosto Solidário e a FEC | Fundação Fé e Cooperação, cofinanciado por Camões, I.P.