A Rosto Solidário, tal como as outras organizações parceiras envolvidas no projeto ACT 4 INCLUSION – LIFE IN THEATRE, prossegue com a fase de testes da segunda produção intelectual: os jogos de tabuleiro.
Os jogos de tabuleiro visam alargar e desenvolver as competências dos educadores sociais, utilizando competências relacionadas com o uso do teatro de improvisação social.
A ideia é aumentar o nível de qualidade dos métodos pedagógicos e ter maior variedade de metodologias a serem utilizadas com pessoas com necessidades especiais (migrantes, pessoas com deficiência, idosos, etc.).
As organizações parceiras estão a desenvolver duas versões diferentes dos jogos: a primeira é um jogo de tabuleiro clássico a ser jogado em equipa, usando dados e peões; a segunda é uma versão “viva”, ainda a ser jogada em equipa, usando dados e testes, mas neste caso uma pessoa por equipa, como peão, move-se num tabuleiro gigante, caminhando em direção à meta.
Este modo de desenvolvimento do jogo, permite que os participantes se envolvam mais enquanto jogam, enfrentando outros “peões” no tabuleiro, encorajando o desenvolvimento da presença no palco e da consciência corporal.
Na primeira parte da fase de testes, demos apoio ao nosso parceiro Rede Indicar nos workshops realizados com profissionais assistentes sociais e animadores socioculturais. Numa fase posterior, os testes foram feitos com o público em geral e com idosos do Lar em Fornos, ambos em Sta Maria da Feira.
Os gestores do projeto tiveram a possibilidade de testar a “versão viva” do jogo, enquanto os participantes mostraram-se entusiastas e os profissionais que os acompanham interessados em aprender e implementar estas metodologias no seu dia a dia.
Siga-nos no website do projeto, Instagram e Facebook para se manter atualizado!