PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

EXODUS

EXODUS

Estado: em execução
Início:  março 2021
Conclusãofevereiro 2023

Parceiros
:
– YMCA Parthenope Onlus (Italy),
– Alrahallah theater – Berlin (Germany),
– International Labur Association (Turkey),
– Rosto Solidario (Portugal),
– CET PLATFORM SKOPJE (Republic of Northern Macedonia)
– Asociacion Juvenili Intercambia (Spain).

Entidade Financiadora:  Erasmus +

A parceria estratégica “Exodus” faz parte do intercâmbio de boas práticas entre organizações europeias que trabalham na área da educação de adultos, especialmente com migrantes, refugiados políticos, e requerentes de asilo.

A nossa área de intervenção centrar-se-á no reforço e desenvolvimento das competências-chave dos estudantes adultos com menos oportunidades através de atividades inclusivas tais como, a arteterapia, artes performativas, voluntariado ESC (European Solidarity Corps), procura e criação de trabalho, direitos humanos e campanhas de comunicação social/digital nos media.

Os participantes das atividades organizadas incluirão 108 educadores. O seu perfil prevê uma forte motivação para participar na formação profissional por serem mediadores culturais, ativistas dos direitos humanos, formadores de arte performativa, técnicos terapeuticos, especialistas digitais em fotografia/videografia/meios de comunicação social, coordenadores do CES voluntários, treinadores para encontrar e/ou criar trabalho.

As atividades que a nossa parceria deseja realizar são:

– 3 reuniões organizacionais/administrativas (reunião de lançamento, reunião intercalar, reunião de avaliação final);

– 6 eventos de formação (com efeitos multiplicadores locais, também) dedicados ao desenvolvimento e aprendizagem de práticas e técnicas inclusivas a favor dos migrantes através da comunicação nas redes sociais, arteterapia, dança/ arte performativa, voluntariado ESC, orientação profissional e criação de campanhas de direitos humanos para migrantes, requerentes de asilo e refugiados políticos.

A metodologia geral do projeto será a aprendizagem experimental, também conhecida como “Learning by doing“, “Peer to peer” educação por pares e “Coaching“.

Estes métodos deverão permitir a aquisição de competências a partir dos inputs gerados pelos formadores, e depois, a partilha e troca de conhecimentos entre os participantes.

Os resultados do projeto serão, em primeiro lugar, a criação da plataforma web on-line “Exodus” para a inclusão social dos migrantes e a integração on-line da parceria organizações, com todos os tutoriais e conteúdos áudio/vídeo provenientes dos cursos de formação realizados, com todos os recursos de formação das organizações parceiras (resumindo a documentação de toda a experiência partilhada e com o aumento das competências-chave dos participantes nos seus percursos profissionais).

O impacto será inicialmente mensurável pelas organizações parceiras, que, graças a este projeto, terão a oportunidade de aumentar as suas competências, para transmitir, então, os resultados obtidos a outros organismos, associações e organizações que trabalham no mesmo sector.

Os potenciais benefícios a longo prazo, graças aos eventos administrativos e de formação serão capazes de gerar um verdadeiro ambiente de cooperação, em primeiro lugar entre os organização parceira, então entre as áreas que trabalham para uma melhoria social e um conceito de uma sociedade cada vez mais inclusiva formada por migrantes, também.

Objetivos

  • Reforçar a cooperação entre a organização envolvida; aumentar o processo de intercâmbio boas práticas para a inclusão e integração de migrantes;

 

  • Criar a plataforma web on-line “Exodus”;

 

  • Aumentar o impacto social da nossa comunicação digital/social, terapia artística atividades, artes performativas da dança, voluntariado ESC, ocupação profissional e campanhas de direitos humanos, através de iniciativas multiplicadoras encarnadas nas nossas reuniões internacionais e ações de formação.

Galeria

Subscreva a nossa newsletter