Parcerias Locais para a EDCG: O papel dos atores locais na implementação da ENED 2018-2022
Estado: em execução
Início: setembro de 2020
Conclusão: Agosto 2022
Local: Santa Maria da Feira, Portugal
Promovido por: Rosto Solidário
Parceiros:
FEC – Fundação Fé e Cooperação ONGD
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Entidade Financiadora: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua
Reconhecendo o papel dos atores locais no desenvolvimento dos territórios e, em particular, na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022, o Projeto Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento pretende envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no Concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente:
- Representantes voluntários ou profissionais de organizações e entidades de base local de educação e promoção de desenvolvimento.
- Organizações e/ou entidades de base local comum e com atividade permanente.
- Decisores Políticos.
- Atores locais de outros territórios.
- Comunidade do Concelho de Santa Maria da Feira.
A partir de uma abordagem participativa e mobilizadora este projeto pretende criar momentos de sensibilização, diálogo concertado e capacitação entre os atores locais de forma a fortalecer a educação e a sensibilização, à escala local, para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com vista à sua concretização.
Ao longo de duas fases de implementação, correspondente a 24 meses de duração, o projeto Parcerias Locais para a EDCG ambiciona 3 resultados:
Resultado 1) Atores locais de EDCG sensibilizados, consciencializados e mobilizados para a ação em EDCG
Sensibilização, consciencialização e mobilização para a EDCG através de um mapeamento de atores e práticas locais, de uma campanha de sensibilização e de sessões comunitárias de diálogo concertado.
Resultado 2) Atores locais de EDCG capacitados e comprometidos com um plano articulado de ação em EDCG
Capacitação e comprometimento com um plano articulado de ação em EDCG através de ações de capacitação interinstitucional sobre EDCG, da construção de um plano de ação concelhio, de ações de sensibilização para a comunidade local e da definição de um modelo de gestão do plano de ação partilhado.
Resultado 3) Experiência de conceção e implementação do plano de ação concelhio para a EDCG sistematizada e partilhada
Partilha da experiência de conceção e implementação do plano de ação concelhio através da sistematização do processo, de mesa redonda sobre o papel das parcerias locais na implementação da ENED e na disseminação das lições aprendidas sobre o processo.
Consulte o Relatório de Mapeamento Parcerias Locais
Consulte as Fichas Temáticas – Apoio Pedagógico para a Educação para a Cidadania Global:
OBJETIVOS
- Fortalecer o papel dos diferentes atores locais de educação e promoção de desenvolvimento na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 e o seu Plano de Ação.
- Reforçar o diálogo e ação concertada entre os atores de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG), no território de Santa Maria da Feira.
Visão Geral do Projeto: