Artesanato e o turismo sustentáveis em parceria internacional

O projeto Re-Crafts, promovido pela Rosto Solidário e voltado para o fortalecimento da educação profissional e o incentivo a empreendedores de artesanato e upcycling na cadeia do turismo cultural e verde, reuniu recentemente representantes dos parceiros de Portugal, Espanha, Moçambique, Angola e Cabo Verde na sua segunda reunião internacional, realizada em Mindelo, Cabo Verde.

Durante esta reunião, os parceiros partilharam os desafios encontrados desde o início da sua implementação e definiram as próximas metas, para além de visitar vários artesãos, artistas e comércio de artesanato locais.

Nomeadamente, o Quintal das Artes em Mindelo, Cabo Verde, um espaço de cultura e arte com ateliês, exposições e um senso forte de comunidade.

Foram selecionadas também 12 técnicas de upcycling, que serão posteriormente aplicadas com os públicos-alvo de cada país, incluindo grupos em situação de vulnerabilidade.
As mesmas técnicas, irão também ser implementadas na formação de formadores, a realizar em Portugal, na qual todos os parceiros e os artesãos estarão presentes.
Um focus group com artesãos e estabelecimentos turísticos também será organizado, de forma a servir de base para a criação do Modelo de Cadeia de Valor do projeto.

Sobre o Projeto Re-Crafts:
O Re-Crafts tem como missão revitalizar o artesanato local e promover práticas sustentáveis, combinando a valorização do património cultural com o turismo sustentável e a reciclagem criativa.
O projeto incentiva a integração de artesãos dos países parceiros, fortalecendo o intercâmbio de saberes e apoiando a criação de negócios culturais e turísticos mais sustentáveis.

Resultados esperados

  • Criação de um Modelo de Cadeia de Valor que envolva artesãos locais, empreendedores e o setor turístico;
  • Desenvolvimento de um Referencial de Formação Profissional que sistematize técnicas e metodologias de artesanato e empreendedorismo aplicáveis às realidades dos territórios participantes.

Este projeto tem como parceiros a Rosto Solidário (Portugal), FEDESPAB (Portugal), Cáritas de Angola (Angola), Cáritas Moçambicana (Moçambique), Espaço Jovem (Cabo Verde) e ASPAYM (Espanha) e é financiado por  Erasmus +.

Mais informação sobre o projeto aqui.

Fotos: Cáritas Angola

Subscreva a nossa newsletter