O voluntariado é uma prática que contribui simultaneamente para o desenvolvimento pessoal dos participantes e para o bem-estar coletivo das comunidades.
Daí a pertinência do novo projeto VolunTrek, cujo lançamento se realizou no início de outubro em S. M. Feira.
Nesta iniciativa financiada pelo Erasmus+ que se dedica a fortalecer competências de gestão, preparação e acolhimento de voluntários adultos, é assente como esta prática gera impacto positivo em múltiplas dimensões.
Este projeto irá responder diretamente às necessidades identificadas na maior parte das ações de voluntariado, entre elas:
-Profissionalização a sua gestão: Com uma estrutura metodológica que apoia educadores, técnicos e organizações a acolher e preparar voluntários adultos.
-Capacitação os voluntários: Promovendo o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e interculturais que aumentam as taxas de sucesso das suas experiências voluntárias.
-Criação de ferramentas práticas: Como por exemplo, um Kit de Ferramentas para Educadores de Adultos sobre Voluntariado, que facilita a criação de oportunidades de voluntariado; a gestão eficiente de atividades e a preparação dos voluntários para atuar de forma segura, ética e eficaz.
Esta parceria entre Portugal; Espanha; Polónia e Sérvia ampliará o impacto do projeto, partilhando boas práticas e a oferta de oportunidades de voluntariado de qualidade.
