ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001*
FAÇA UM DONATIVO Seja socio/a

100 vozes uma só voz, na sensibilização para a inclusão

Ovar uniu-se em Voz e Ação para Promover a Igualdade e a Não Discriminação

 

No dia 23 de novembro, as escadarias da Igreja Matriz de Ovar foram palco de um momento inspirador: cerca de 100 vozes uniram-se num Hino que celebrou a igualdade, o respeito pela diferença e a luta contra a discriminação.

Esta iniciativa fez parte de uma ação do projeto “Parcerias Locais para a EDCG”, promovido pela Rosto Solidário, tendo-se estabelecido uma parceria com a Câmara Municipal de Ovar, no sentido de unir forças para transformar a comunidade através da sensibilização e do envolvimento coletivo.

 

Campanha participativa e com impacto na comunidade

A campanha focou-se em quatro áreas de discriminação: idadismo (discriminação de idade), etnia, deficiência ou condição de saúde e, transversalmente, género.

Esta escolha, feita em conjunto com diferentes organizações representativas dos setores sociais e educativos de Ovar, reflete as desigualdades de um mundo globalizado e sublinham a importância de reconhecer a riqueza que a diversidade traz.

Além de promover a justiça social, este processo mostrou que a empatia, o diálogo e a cooperação podem derrubar barreiras.

Como resultado, uma das iniciativas criadas foi um Hino Municipal— incluindo a letra, música e interpretação em língua gestual—criado por um grupo diversificado de pessoas das instituições envolvidas neste processo co criativo da CERCIVAR, da Santa Casa da Misericórdia, nas suas diferentes valências (Lar de Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de dia, Universidade Sénior e Centro Comunitário); da Academia Sénior de Maceda e da Cruz Vermelha de Ovar, através do Agitana-te (projeto de integração da comunidade cigana).

Ao longo de quatro dias de intensas oficinas artísticas, pessoas de diferentes idades, origens culturais e capacidades criaram juntas a letra do Hino, partilhando experiências, reflexões e ideias.
Apesar da sua diversidade em termos etários, culturais e mesmo cognitivos, as atividades e exercícios proporcionados a partir do corpo e da arte, permitiram a criação de canais comuns de comunicação, que resultaram num trabalho colaborativo e numa mensagem poderosa de união.

A organização destas sessões, em diferentes instituições e com diferentes públicos, teve por base um princípio colaborativo, inclusivo e de empoderamento.

Após a construção conjunta da letra, a composição da música esteve a cargo da professora Fátima Melo que, mais tarde, ganhou vida através de ensaios cheios de entusiasmo, envolvendo não apenas os participantes iniciais, mas também diversos elementos da sociedade civil e de outras organizações ovarenses.

 

Uma celebração que quebrou barreiras e se fez ouvir pela população
No culminar deste esforço, as vozes de Ovar ergueram-se em uníssono para mostrar que, com respeito e participação, podemos criar uma sociedade mais justa e inclusiva.

Com o lema “𝐒𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐢𝐠𝐮𝐚𝐢𝐬𝐬𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬”, a campanha reforçou a ideia de que a diversidade não é uma barreira, mas sim uma oportunidade para crescer e aprender. Isto só é possível quando se desafiam crenças e se incentivam as pessoas a expressar-se num ambiente de respeito e de participação, pois “Todos somos iguais, porque todos somos diferentes”.

 

Este é apenas o início de um movimento que promete continuar a reforçar os valores de igualdade, empatia e inclusão por todo o município e além dele.

 

O projeto “Parcerias Locais para a EDCG”: Reforço dos municípios e atores locais na Educação para o desenvolvimento, é implementado pela Rosto Solidário e a FEC | Fundação Fé e Cooperação, cofinanciado por Camões, I.P.

(Imagens da Câmara Municipal de Ovar)

Subscreva a nossa newsletter