SEAC
Estado: em execução
Início: novembro 2021
Conclusão: outubro 23
Parceiros: Rosto Solidário (Portugal), Biderbost Boscan & Rochin SL (Espanha), ASPAYM (Espanha), More Mosaic (Suécia), Safe Projects (Países Baixos), Școala Primară Lorelay (Roménia)
Entidade Financiadora: Erasmus +
A crise provocada pelo COVID-19 acelerou exponencialmente a necessidade de modernização e transformação dos sistemas de educação e formação em toda a Europa. O desenvolvimento de competências digitais é necessário quer ao nível do corpo docente quer ao nível dos alunos para promover um maior aproveitamento escolar e preparação para o mercado de trabalho.
O objetivo geral do projeto “As Escolas contra as Alterações Climáticas” é gerar conhecimento sobre o Objetivo de Juventude 10 (Youth Goals) e o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS) e promover comportamentos ambientais sustentáveis e responsáveis nas novas gerações de crianças europeias, que frequentam o 1º ciclo.
Para o conseguir, são propostas as seguintes ações:
1. Realizar atividades de aprendizagem entre educadores e professores para partilha das melhores práticas relativamente às competências e ferramentas mais apropriadas para sensibilizar e educar as crianças no tema das alterações climáticas. Para tal, será criada uma Caixa de Ferramentas (Toolkit) virtual com recursos que podem ser utilizados por educadores e professores.
2. Desenvolver um Jogo Educacional virtual que permita adquirir e desenvolver competências ambientais entre crianças do 1º ciclo, bem como motivá-las para promover os Objetivos 10 e 13 nas suas comunidades. Este jogo pode ser utilizado pelos educadores e professores nas suas aulas e atividades diárias.