Kulima
Estado: em execução
Início: dez. 2022
Conclusão: nov. 2024
Parceiros: Rosto Solidário (Portugal), Cáritas Portuguesa (Portugal), Cáritas Diocesana do Dundo (Angola), Cáritas Diocesana do Luena (Angola), Cáritas Arquidiocesana do Saurimo (Angola)
Entidade Financiadora: CAMÕES – INSTITUTO DA COOPERAÇÃO E DA LÍNGUA, I.P.
O projeto KULIMA KU TATUISA KULIA que em cokwe, idioma falado no leste de Angola, significa Cultivar é Garantir a Segurança Alimentar, tem como objetivo global assegurar a segurança alimentar das comunidades nas províncias de Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.
A proposta apresentada surge de uma necessidade identificada pela Cáritas de Angola nas zonas de Dundo, Luena e Saurimo relativa à questão da segurança alimentar que afeta o país em geral, mas sobretudo as Províncias do leste do país, que baseiam a sua força de trabalho na mineração, passando para segundo plano a importância de cultivar a terra como fonte primária de sustentabilidade para as famílias que vivem em situações de extrema pobreza.
Grupo-alvo:
Composto pelas famílias angolanas em situação de vulnerabilidade, em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconómicos nas províncias de Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.
Os Beneficiários diretos incluem:
– 300 famílias
– 6 Associações de produtores/as
– 500 Pessoas (homens, mulheres e crianças) membros do agregado familiar
Objetivos específicos:
- Diversificar a produção alimentar nas comunidades intervencionadas;
- Capacitar as famílias das comunidades para serem agentes ativos na produção alimentar.
Para que os objetivos do projeto sejam concretizados, serão implementadas as seguintes atividades:
- Contratação dos recursos humanos locais;
- Contratação de especialistas/formadores nas áreas: Técnicas Agrícolas; Gestão e Associativismo; Técnicas de transformação agrícola e rendimento;
- Criação de 6 associações agrícolas;
- Aquisição e entrega de 300 kits agrícolas e sementes para aumento e diversificação da segurança alimentar;
- Realização de reuniões e visitas de acompanhamento;
- Organização de ações de formação, capacitação e sensibilização para as Cáritas do Dundo, Luena e Saurimo, e para as famílias, sobre as questões nutrição, técnicas de preparação de alimentos; técnicas agrícolas, gestão e associativismo, técnicas de transformação agrícola, rendimento, consumo das famílias e venda no mercado local.
Conheça os testemunhos da formação levada a cabo em Saurimo Angola, realizada entre os dias 9 e 12 de outubro, no âmbito do projeto Kulima.
A formação contou com a participação ativa de 20 pessoas, incluindo líderes das comunidades beneficiárias do projeto e técnicos das organizações parceiras.
O ciclo experiencial de aprendizagem e a educação não formal foram elementos centrais nesta formação, incorporando atividades teóricas, práticas, partilha de conhecimento em grupos e visitas de campo.
Assista também ao vídeo de retrospetiva de conquistas deste projeto.