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#BigDataForAll

#BigDataForAll

Estado: em execução
Início: maio 2021
Conclusão: maio 2023
Parceiros: Rosto Solidário (Portugal), Universidade de Salamanca (Espanha), BIDERBOST BOSCAN & ROCHIN SL (Espanha), ODISEE (Bélgica), STIFTELSEN HOGSKOLAN I JONKOPING (Suécia)
Entidade Financiadora: Erasmus

 

A crise provocada pelo COVID-19 acelerou exponencialmente a necessidade de modernização e transformação dos sistemas de educação e formação em toda a Europa.
O desenvolvimento de competências digitais é necessário quer ao nível do corpo docente, quer ao nível dos alunos para promover um maior aproveitamento escolar e preparação para o mercado de trabalho.

A digitalização é também uma das prioridades da Comissão Europeia para 2019-2024 – Uma Europa preparada para a Era Digital, sendo que a estatística e big data surgem como áreas fundamentais no fortalecimento de conhecimentos, capacidades e competência das universidades (professores e alunos) e também das empresas (gestores e colaboradores).

 

Neste âmbito, o projeto #BigDataForAll apresenta os seguintes objetivos:

1. Ensinar os professores a desenhar, implementar e avaliar processos de gamificação para o ensino universitário (em geral), especialmente Estatística e Big Data (em particular) através de um MOOC.

2. Conectar Universidades com Empresas e / ou Organizações Sociais que requerem colaboradores com conhecimento e competências em Estatística e Big Data, para que desenvolvam em conjunto um itinerário educativo através de um processo de gamificação (jogo virtual).

3. Ensinar Estatística e Big Data a universitários através do referido processo de gamificação (jogo virtual), para que facilitem a sua inserção no mercado de trabalho,

 

Este projeto envolve a criação de dois produtos principais:

· O “MOOC ON GAMIFICATION PROCESSES” será um módulo transversal para docentes / profissionais de qualquer disciplina, correspondendo a 36 horas de trabalho, que pretendam aprender como incorporar um processo de gamificação nas suas atividades de ensino (formal e não formal).

· Jogo Educacional Sobre Estatística e Big Data – Este Jogo Educativo terá como objetivo formar alunos (e jovens em geral) em Estatística e Big Data. Este processo de gamificação será um roteiro educativo personalizado de acordo com as competências exigidas pelas empresas e organizações sociais em ambos os domínios. A estrutura do jogo será uma aventura onde, através de diferentes níveis de dificuldade, serão simulados casos reais onde terão que aplicar conhecimentos / técnicas de Estatística e Big Data para conseguirem ganhar.

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