PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

“Believe in Europe: Supporting the creation of a new european citizenry among the new generations”

BELIEVE IN EUROPE

Estado: em curso
Início: outubro 2020
Conclusão: fevereiro 2022
Locais: Espanha, Portugal, França e Itália
Promovido por:
UNIVERSIDADE DE SALAMANCA

Parceiros:
Rosto Solidário, Portugal
Fondation des Femmes (França),
Human Rights Youth Organization (Itália)
Biderbost, Boscan &Rochin (Espanha).

Entidade Financiadora: Erasmus+

O Projeto “Believe in Europe: Supporting the creation of a new european citizenry among the new generations” desenvolve-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada às Parcerias Estratégias no campo da juventude.
Os projetos financiados por esta ação visam desenvolver resultados inovadores e / ou envolver-se em atividades de disseminação e exploração de produtos ou ideias inovadoras existentes e recém-produzidos. Este tipo de projeto obtém financiamento para o desenvolvimento de produtos intelectuais e eventos multiplicadores, no sentido de responder diretamente ao aspeto de inovação da ação.

Trata-se de um Projeto coordenado pela UNIVERSIDADE DE SALAMANCA, de Espanha.

Os resultados esperados com este projeto são:

a) Desenvolver uma metodologia de jogos digitais que permita:
– a aprendizagem de conhecimentos sobre UE nos jovens (a nível secundário / superior);
– reforçar a cidadania europeia dos jovens;
– a sua utilização por animadores e organizações de jovens, no sentido de gerar aprendizagem / conhecimento sobre a EU e fortalecer a Cidadania europeia entre os jovens (ensino secundário / superior).


b) Dar voz aos jovens (nível secundário / superior), para que possam explicar as suas necessidades, perspetivas e propostas em relação a:
– como aprender sobre a UE;
– como reforçar a sua cidadania europeia;
– como gostariam de participar nas eleições e como poderiam ser líderes nas suas comunidades.


c) Para dar voz aos trabalhadores de juventudes, para que possam expressar as suas necessidades, perspetivas e propostas sobre:
como ensinar os jovens sobre a UE;
como reforçar a sua cidadania europeia;
como aumentar a sua participação democrática e como torná-los líderes nas suas comunidades.

d) Que os jovens que participam no projeto aumentem os seus conhecimentos sobre as instituições da UE, as suas oportunidades e a importância que tem nas suas vidas.

e) Que os animadores juvenis que participam no projeto sejam formados no uso de jogos digitais para ensinar os jovens sobre a UE.

f) Consolidar uma rede europeia que gere conhecimento sobre a UE e a sua promoção na área da juventude (especialmente em Espanha, França, Itália e Portugal)

Objetivos

 

 

  • Gerar conhecimento sobre a União Europeia (UE) que pode ser transferido para jovens (no ensino secundário/ superior nível), através da sistematização de um conjunto de jogos digitais sobre a UE (suas instituições e oportunidades), com o objetivo que os jovens aprendam sobre a importância da UE, as oportunidades que oferece e os direitos que têm os cidadãos da UE.

 

  • Promover uma troca de boas práticas entre os parceiros do projeto para desenvolver capacidades nas suas entidades / trabalhadores relativamente à utilização de processos de gamificação enquanto métodos de aprendizagem (tanto a nível europeu como nacional).

 

  • Que os jogos digitais desenvolvidos no projeto se tornem mecanismos e ferramentas que outras entidades que intervêm com jovens podem implementar nos seus contextos para permitir aprender sobre a UE.

Galeria

Subscreva a nossa newsletter