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ACT 4 INCLUSION – LIFE IN THEATRE

ACT 4 INCLUSÃO – LIFE IN THEATRE

Estado: em execução
Início:  15 dezembro 2020
Conclusão14 dezembro 2022
Organização:
Agência Nacional de Erasmus+

ACT 4 INCLUSION – LIFE IN THEATRE é um projeto que visa alargar e desenvolver as competências dos educadores através da utilização de competências relacionadas com o uso da improvisação social do teatro.

Os resultados do projeto destinam-se a educadores que trabalham na área da inclusão social.

Pretende-se aumentar o nível de qualidade e quantidade dos métodos pedagógicos a serem utilizados com pessoas com necessidades especiais.
Pretende-se provar que os resultados que muitos educadores e formadores estão a alcançar no campo do trabalho juvenil também pode ser ganho no campo da educação de adultos.
Este aspeto é muito importante para criar percursos de aprendizagem sobre educadores não formais para uma gama mais vasta de educadores, trabalhando com um leque mais vasto de grupos-alvo.

Todos os parceiros têm na sua experiência, competências relacionadas com categorias de necessidades especiais. A ligação com o grupo-alvo é muito importante para se desenvolverem conteúdos de qualidade dirigidos às necessidades dos indivíduos e aumentando as suas oportunidades de aprendizagem.

A parceria estratégica que constitui este projeto, identificou o problema existente no desenvolvimento das capacidades das pessoas em estudo, especialmente no desenvolvimento de competências pessoais sofridas por adultos com menos oportunidades (refugiados e migrantes, pessoas com perturbações psicológicas, pessoas com deficiência física, pessoas idosas, etc.). A maior parte destes adultos estão relutantes em participar em espaços de educação formal. Por conseguinte, acreditamos que gerar espaços de educação não formal com uma metodologia desenvolvida através do teatro gerará ferramentas pessoais para oferecer resultados significativos no caso de distúrbios de ansiedade, depressão, baixa auto-estima e isolamento social.

Os 5 membros desta parceria estratégica consideraram que a centralização destes benefícios e a transformação da terapia artística como prática terapêutica no campo da educação de adultos de uma forma padronizada e cientificamente comprovada, são vitais. Por conseguinte, é necessário que os educadores, formadores e pessoal adulto, que trabalham em diferentes campos sociais, tenham uma formação concreta, dados precisos e centralizados sobre a utilização de ferramentas teatrais e práticas de exercício que podem ser implementadas em atividades com pessoas em risco de exclusão social.

Os resultados esperados do projeto serão os seguintes:

1. Resultados intelectuais:
– Kit de formação para educadores
– Jogo de tabuleiro centrado no teatro de improvisação
– Curso de formação em e-learning

2. Atividade de formação

3. Impacto nas organizações parceiras
:
Profissionalização dos educadores de adultos e o desenvolvimento do campo da educação de adultos em geral.

Após a conclusão do projeto, todas as organizações participante serão capazes de conduzir atividades de teatro para o seu grupo-alvo, formar outros educadores adultos nesta metodologia e terão na sua carteira uma grande perícia neste campo que funde a arte-terapia, educação não formal e educação de adultos, para uma maior eficiência no aumento da qualidade de vida das pessoas, independentemente da cultura ou do estatuto social. Estes resultados irão permanecer disponíveis também após a conclusão do projeto, tal como é descrito no campo dirigido à sustentabilidade.

Os resultados e atividades intelectuais deste projeto serão úteis aos educadores adultos, mas também darão um valor acrescentado ao campo da educação de adultos, através desta abordagem da terapia teatral, incluindo um conjunto de ferramentas (com teorias, exercícios aplicativos, recomendações para especialistas), um curso de formação e-learning numa plataforma web (que pode ser utilizado não só por adultos educadores e organizações envolvidas no projeto, mas por todos os especialistas interessados) e um jogo de tabuleiro (para fazer da metodologia uma abordagem atrativa).

Cada um dos parceiros neste projeto tem experiência no trabalho com pessoas com menor oportunidades.
– A Aspaym tem uma longa carreira a trabalhar com pessoas com deficiências físicas, conduzindo seminários com diferentes metodologias para promover a inclusão e melhorar as capacidades sensoriais e o bem-estar das suas vidas.
– CEIPES trabalha com refugiados.
– O AICCSC (ou Inst. Gama) tem vasta experiência de trabalho com pessoas com distúrbios psicológicos.
– A Rosto Solidário tem um vasto conhecimento no trabalho com pessoas com dificuldades geográficas e económicas, bem como como pessoas com necessidades especiais de aprendizagem.
– A Rede Inducar desenvolve múltiplas ações utilizando o teatro a nível local e regional.

Todas as atividades deste projeto serão adaptadas e concebidas para todos os perfis dos participantes (deficiência física, perturbações psicológicas, refugiados, idosos, etc).

A base sobre a qual este projeto é fundado é a inclusão e, portanto, a conceção das atividades, como a acessibilidade às mesmas, está totalmente garantida.

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